Como estruturar o processo de aprendizagem

Dicas Primeiras

  • Verifique por que as pessoas falham ao tentar aprender isso
  • Verifique qual a margem de segurança do que é ensinado
  • Quando as coisas falham? Com que frequência? Qual a confiabilidade?

Por que as pessoas falham ao aprender

  • Repetir a leitura de textos não ajuda
  • Marcar textos também não
  • Reler notas de aula idem
  • Essas técnicas tradicionais de estudo só criam a ilusão de que o conhecimento está dominado sem haver comprovações científicas empíricas de que funcionam. Você nem decora, nem aprende
  • Aprender exige esforço: muito vezes achamos que não estamos aprendendo rapidamente e desistimos, mas o aprendizado mais lento é de maior fixação. Conteúdos muito fáceis ou fluidos tendem a nos dar a ilusão de maestria, sendo que, na verdade, não estamos aprendendo realmente
  • Acreditamos que possuímos um estilo de aprendizagem e focamos só nele, enquanto o enriquecimento da aprendizagem dá-se pelo uso de múltiplos meios e sentidos

As primeiras 20h

  • Esqueça o conceito de 10.000 horas para tornar-se o mestre de algo. As vinte primeiras horas de aprendizado são extremamente importantes para dominar os 20% do conteúdo que impactam em 80% das situações de uso desse conhecimento
  • Quando você começa, você é horrível, mas com o foco correto pode tornar-se bom rapidamente

Técnicas de aprendizado

  • Escrever questões sobre o conteúdo (*_flashcards) -> Encontrar as perguntas que o autor está tentando responder
  • Testar de modo frequente e com baixas penalidades
  • Rememorar o que aprendeu (pensar no que leu no momento, tentando lembrar dos principais pontos)
  • Extrair os princípios (escreva-os)
  • Traduzir o conhecimento em alguma metáfora conhecida
  • Montar o modelo mental do que foi aprendido (pode usar mapa mental pra isso)
  • Tentar solucionar o problema mesmo sem saber como
  • Reescrever ou falar alto o que entendeu
  • Intercalar o estudo com outros temas, habilidades ou abordagens próximas
  • Buscar outros exemplos fora do material estudado
  • Revisitar e estudar o assunto de tempos em tempo, de modo espaçado e contínuo
  • Refletir/Discutir sobre o que está estudando
  • Praticar de modo recorrente
  • O nível de conhecimento de um especialista é o resultado de uma prática de especialista, não de talento

Metas

  • Qual a micro-meta, associada ao indivíduo?
  • Ex.: Aprender a cozinhar
  • Qual a macro-meta, associado ao mundo?
  • Ex.: Aprender a cozinhar, pois a indústria alimentícia gera muito mais impacto que a agricultura familiar, menos empregos, menor diversidade alimentar.

Usando os outros como referência

Adapte o que é útil, rejeite o que é inútil e adicione o que é especificamente seu – Bruce Lee

  • Os extremos informam o meio, mas não vice-versa
  • O que quem tem muita dificuldade faz para aprender isso?O que quem tem muita facilidade faz para aprender isso?
  • Se você encontrar qualquer concentração realmente extraordinária de sucesso, você deve querer ver se é possível identificar as características não usuais e recorrentes que podem ser a causa
  • O foco deve ser em tornar-se o melhor, não em ser o melhor
  • Você não deve querer ser o Michael PhelpsO top 1% geralmente sucede a despeito de como treina, não por causa disso: uma genética superior ou uma luxuriosa agenda dedicada fazem a diferençaEspecialistas não podem externalizar o que eles já internalizaramO saber do top 0.1% que passou muito tempo dedicado ao aperfeiçoamento da habilidade/conhecimento é de valor imenso para fases posteriores, mas inútil se você está começando

Material é mais importante que método

  • O que você estuda é mais importante do que como você estuda
  • É preciso encontrar (ou criar) o material com frequência mais alta
  • Material com frequência mais alta é o que contém os 20% do conteúdo que importam em 80% dos casosNão importa muito o assunto, tema ou ponto de vista do materialProcurar conteúdos que mapeiam o que você quer estudar. Artigos, textos, pessoas ou capítulos que indiquem os principais e melhores conteúdos para o tema que você quer estudar
  • A efetividade do método só importa se você reduziu o material a sua frequência mais alta
  • O método é sustentável?
  • Você escolheu um assunto e uma agenda que conseguirá sustentar até atingir a fluência? (Você irá realmente engolir a pílula que receitou para si mesmo?)

DiSS

  1. Desconstrução: Quais são blocos mínimos compreensivos com os quais devo começar?
  2. Seleção: Quais são os blocos que compõem os 20% que trazem 80% dos resultados que eu quero?
  3. Sequenciamento: Em qual ordem eu devo aprender esses blocos?
  4. Suportes: Como eu delimito, criando consequências reais, e garanto que eu siga o programa?

Desconstrução

Entenda como é feito

  • Reduzir: Encontre os pedaços mínimos / isole a base
  • Entrevistar: Fale com quem sabe. Faça boas perguntas, com contexto, com problemas envolvidos, opiniões
  • Reverter: Faça o inverso do que é ensinado
  • Traduzir: Descubra como relacionar os elementos chave com outros conhecimentos

Tenha bons materiais e ferramentas de suporte. Se eles não existirem, crie os seus.

Tenha pequenas vitórias durante o processo para mantê-lo animado.

Seleção

80/20 e a dose mínima efetiva (MED)

Faça o mínimo necessário, não o máximo possível – Henk Kraaijenhof

  • MED: qual a quantidade mínima de conhecimento para atingir o resultado desejado?
  • Quais os passos para cada ação?
  • O melhor método para você é aquele que você utilizará mais vezes
  • Você precisa mais do que receitas. Você precisa saber fazer sem elas = Princípios mais que ferramentas

Sequência

A mágica da lógica apropriada

  • A ordem na qual as coisas são feitas e aprendidas importa
  • Busque a sequência lógica, uma sistemática, uma progressão clara
  • Foque nos movimentos que geram maior resultado quando feitos na ordem certa

Forma = como fazerSequência = o que vêm antes do que

  • Tente achar sequências para situações em andamento
  • Encontre sequências interessantes em situações reais e críticas
  • As sequências mais básicas e iniciais não serão as mais valiosas
  • Separe o implícito do explícito
  • Identifique no que você pode ficar bom rapidamente

Suporte

A cenoura e a vara

  • Crie incentivos e atribua responsabilidade
  • Atingimos mais metas quando corremos o risco de perder algo do que quando vamos ganhar

CaFE

  1. Compressão: Eu consigo encapsular os 20% mais importantes em uma página de fácil entendimento?
  2. Frequência: Com qual frequência devo praticar? Posso condensar esse aprendizado no tempo? Como minha agenda deveria parecer? Quais as dores de crescimento eu consigo prever? Qual é a dose mínima efetiva de informação?
  3. Codificação (Encoding): Como eu ancoro o novo material no que eu já sei para ter uma rápida recordação? Consigo construir acrônimos e códigos de fácil memorização?

Compressão

  • Crie tabelas de dicas (cheatsheets) para tudo
  • Seja incisivo – incisão é corte – corte e elimine massivamente
  • Faça aquilo que parece intimidador ficar fácil de ser enfrentado

Página de Princípios

  • Prescritiva
  • Liste os princípios que ajudam você a gerar exemplos práticos
  • As regras do jogo
  • Esta é uma página de princípios

Página de Práticas

  • Exemplos
  • Liste exemplos práticos que afirmam os princípios

Frequência

  • Comprimir e regular o tempo
  • Não existe aprendizado que não seja limitado fisicamente (nem que seja pelo sono)
  • Faça intervalos entre os blocos de aprendizagem
  • Aprendizados que exigem foco na memorização funcionam melhor com blocos de estudo de 45 minutos e intervalos de 10 minutos entre cada blocoIntervalos de dias entre os dias de estudo também melhoram a memorização
  • Aprendizados concentrados devem focar na internalização de princípios
  • Verificar se é possível concentrar o tempo desse aprendizado
  • Certos aprendizados não melhoram seu resultado de imediato, mas evitam que você ganhe maus hábitos
  • Coloque o período de tempo que você pretende dedicar-se na linha de tempo da curva
  • Entenda/Descubra quais são os possíveis problemas para evitar a fuga antes do ponto de inflexão
  • Entenda o gráfico como um guia para saber o que esperar de você
  • Distribua o conteúdos nas fases
  • Pense nas datas/prazos

Hábito e frequência

Curva bipolar

  • Crie o hábito de estudar o que você se propôs a aprender:
  • Fixe um horário e o sigaMesmo que tenha aprendido todo o bloco proposto para o dia, mantenha o tempo de estudo

Cinco motivos de por que desistimos antes do ponto de inflexão

  1. Você falha no seu cronograma (e desiste)
  2. Você não percebe o retorno gerado (e desiste)
  3. Você fica com medo (e desiste)
  4. Você não está levando isso a sério (e desiste)
  5. Você perde interesse (e desiste)

Codificando

  • Meios de fixar ideias escorregadias
  • Converter em familiar e manejável
  • Uso de mnemônicos – da deusa grega Mnemosine, deusa da memória
  • Acrônimos: letras que codificam palavras.Ex.: DiSS, CaFE
  • Acrósticos: palavras que codifica-m letras ou outras palavras.Ex.: Minha Vó Tem Muitas Jóias Sempre Usa Nunca Perde = Planetas do sistema solar em ordem; Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão (perdeu!)Blocamento (Chunking): quebrar a informação em blocos que façam sentido. Ex.: Qual a altura do monte Fuji? R: Um ano tem 12 meses e 365 dias = 12.365 metros

Fontes

  • 4-hours chef, Tim Ferriss
  • Make it Stick, Peter C. Brown

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