Como estruturar o processo de aprendizagem
Dicas Primeiras
- Verifique por que as pessoas falham ao tentar aprender isso
- Verifique qual a margem de segurança do que é ensinado
- Quando as coisas falham? Com que frequência? Qual a confiabilidade?
Por que as pessoas falham ao aprender
- Repetir a leitura de textos não ajuda
- Marcar textos também não
- Reler notas de aula idem
- Essas técnicas tradicionais de estudo só criam a ilusão de que o conhecimento está dominado sem haver comprovações científicas empíricas de que funcionam. Você nem decora, nem aprende
- Aprender exige esforço: muito vezes achamos que não estamos aprendendo rapidamente e desistimos, mas o aprendizado mais lento é de maior fixação. Conteúdos muito fáceis ou fluidos tendem a nos dar a ilusão de maestria, sendo que, na verdade, não estamos aprendendo realmente
- Acreditamos que possuímos um estilo de aprendizagem e focamos só nele, enquanto o enriquecimento da aprendizagem dá-se pelo uso de múltiplos meios e sentidos
As primeiras 20h
- Esqueça o conceito de 10.000 horas para tornar-se o mestre de algo. As vinte primeiras horas de aprendizado são extremamente importantes para dominar os 20% do conteúdo que impactam em 80% das situações de uso desse conhecimento
- Quando você começa, você é horrível, mas com o foco correto pode tornar-se bom rapidamente
Técnicas de aprendizado
- Escrever questões sobre o conteúdo (*_flashcards) -> Encontrar as perguntas que o autor está tentando responder
- Testar de modo frequente e com baixas penalidades
- Rememorar o que aprendeu (pensar no que leu no momento, tentando lembrar dos principais pontos)
- Extrair os princípios (escreva-os)
- Traduzir o conhecimento em alguma metáfora conhecida
- Montar o modelo mental do que foi aprendido (pode usar mapa mental pra isso)
- Tentar solucionar o problema mesmo sem saber como
- Reescrever ou falar alto o que entendeu
- Intercalar o estudo com outros temas, habilidades ou abordagens próximas
- Buscar outros exemplos fora do material estudado
- Revisitar e estudar o assunto de tempos em tempo, de modo espaçado e contínuo
- Refletir/Discutir sobre o que está estudando
- Praticar de modo recorrente
- O nível de conhecimento de um especialista é o resultado de uma prática de especialista, não de talento
Metas
- Qual a micro-meta, associada ao indivíduo?
- Ex.: Aprender a cozinhar
- Qual a macro-meta, associado ao mundo?
- Ex.: Aprender a cozinhar, pois a indústria alimentícia gera muito mais impacto que a agricultura familiar, menos empregos, menor diversidade alimentar.
Usando os outros como referência
Adapte o que é útil, rejeite o que é inútil e adicione o que é especificamente seu – Bruce Lee
- Os extremos informam o meio, mas não vice-versa
- O que quem tem muita dificuldade faz para aprender isso?O que quem tem muita facilidade faz para aprender isso?
- Se você encontrar qualquer concentração realmente extraordinária de sucesso, você deve querer ver se é possível identificar as características não usuais e recorrentes que podem ser a causa
- O foco deve ser em tornar-se o melhor, não em ser o melhor
- Você não deve querer ser o Michael PhelpsO top 1% geralmente sucede a despeito de como treina, não por causa disso: uma genética superior ou uma luxuriosa agenda dedicada fazem a diferençaEspecialistas não podem externalizar o que eles já internalizaramO saber do top 0.1% que passou muito tempo dedicado ao aperfeiçoamento da habilidade/conhecimento é de valor imenso para fases posteriores, mas inútil se você está começando
Material é mais importante que método
- O que você estuda é mais importante do que como você estuda
- É preciso encontrar (ou criar) o material com frequência mais alta
- Material com frequência mais alta é o que contém os 20% do conteúdo que importam em 80% dos casosNão importa muito o assunto, tema ou ponto de vista do materialProcurar conteúdos que mapeiam o que você quer estudar. Artigos, textos, pessoas ou capítulos que indiquem os principais e melhores conteúdos para o tema que você quer estudar
- A efetividade do método só importa se você reduziu o material a sua frequência mais alta
- O método é sustentável?
- Você escolheu um assunto e uma agenda que conseguirá sustentar até atingir a fluência? (Você irá realmente engolir a pílula que receitou para si mesmo?)
DiSS
- Desconstrução: Quais são blocos mínimos compreensivos com os quais devo começar?
- Seleção: Quais são os blocos que compõem os 20% que trazem 80% dos resultados que eu quero?
- Sequenciamento: Em qual ordem eu devo aprender esses blocos?
- Suportes: Como eu delimito, criando consequências reais, e garanto que eu siga o programa?
Desconstrução
Entenda como é feito
- Reduzir: Encontre os pedaços mínimos / isole a base
- Entrevistar: Fale com quem sabe. Faça boas perguntas, com contexto, com problemas envolvidos, opiniões
- Reverter: Faça o inverso do que é ensinado
- Traduzir: Descubra como relacionar os elementos chave com outros conhecimentos
Tenha bons materiais e ferramentas de suporte. Se eles não existirem, crie os seus.
Tenha pequenas vitórias durante o processo para mantê-lo animado.
Seleção
80/20 e a dose mínima efetiva (MED)
Faça o mínimo necessário, não o máximo possível – Henk Kraaijenhof
- MED: qual a quantidade mínima de conhecimento para atingir o resultado desejado?
- Quais os passos para cada ação?
- O melhor método para você é aquele que você utilizará mais vezes
- Você precisa mais do que receitas. Você precisa saber fazer sem elas = Princípios mais que ferramentas
Sequência
A mágica da lógica apropriada
- A ordem na qual as coisas são feitas e aprendidas importa
- Busque a sequência lógica, uma sistemática, uma progressão clara
- Foque nos movimentos que geram maior resultado quando feitos na ordem certa
Forma = como fazerSequência = o que vêm antes do que
- Tente achar sequências para situações em andamento
- Encontre sequências interessantes em situações reais e críticas
- As sequências mais básicas e iniciais não serão as mais valiosas
- Separe o implícito do explícito
- Identifique no que você pode ficar bom rapidamente
Suporte
A cenoura e a vara
- Crie incentivos e atribua responsabilidade
- Atingimos mais metas quando corremos o risco de perder algo do que quando vamos ganhar
CaFE
- Compressão: Eu consigo encapsular os 20% mais importantes em uma página de fácil entendimento?
- Frequência: Com qual frequência devo praticar? Posso condensar esse aprendizado no tempo? Como minha agenda deveria parecer? Quais as dores de crescimento eu consigo prever? Qual é a dose mínima efetiva de informação?
- Codificação (Encoding): Como eu ancoro o novo material no que eu já sei para ter uma rápida recordação? Consigo construir acrônimos e códigos de fácil memorização?
Compressão
- Crie tabelas de dicas (cheatsheets) para tudo
- Seja incisivo – incisão é corte – corte e elimine massivamente
- Faça aquilo que parece intimidador ficar fácil de ser enfrentado
Página de Princípios
- Prescritiva
- Liste os princípios que ajudam você a gerar exemplos práticos
- As regras do jogo
- Esta é uma página de princípios
Página de Práticas
- Exemplos
- Liste exemplos práticos que afirmam os princípios
Frequência
- Comprimir e regular o tempo
- Não existe aprendizado que não seja limitado fisicamente (nem que seja pelo sono)
- Faça intervalos entre os blocos de aprendizagem
- Aprendizados que exigem foco na memorização funcionam melhor com blocos de estudo de 45 minutos e intervalos de 10 minutos entre cada blocoIntervalos de dias entre os dias de estudo também melhoram a memorização
- Aprendizados concentrados devem focar na internalização de princípios
- Verificar se é possível concentrar o tempo desse aprendizado
- Certos aprendizados não melhoram seu resultado de imediato, mas evitam que você ganhe maus hábitos
- Coloque o período de tempo que você pretende dedicar-se na linha de tempo da curva
- Entenda/Descubra quais são os possíveis problemas para evitar a fuga antes do ponto de inflexão
- Entenda o gráfico como um guia para saber o que esperar de você
- Distribua o conteúdos nas fases
- Pense nas datas/prazos
Hábito e frequência
- Crie o hábito de estudar o que você se propôs a aprender:
- Fixe um horário e o sigaMesmo que tenha aprendido todo o bloco proposto para o dia, mantenha o tempo de estudo
Cinco motivos de por que desistimos antes do ponto de inflexão
- Você falha no seu cronograma (e desiste)
- Você não percebe o retorno gerado (e desiste)
- Você fica com medo (e desiste)
- Você não está levando isso a sério (e desiste)
- Você perde interesse (e desiste)
Codificando
- Meios de fixar ideias escorregadias
- Converter em familiar e manejável
- Uso de mnemônicos – da deusa grega Mnemosine, deusa da memória
- Acrônimos: letras que codificam palavras.Ex.: DiSS, CaFE
- Acrósticos: palavras que codifica-m letras ou outras palavras.Ex.: Minha Vó Tem Muitas Jóias Sempre Usa Nunca Perde = Planetas do sistema solar em ordem; Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão (perdeu!)Blocamento (Chunking): quebrar a informação em blocos que façam sentido. Ex.: Qual a altura do monte Fuji? R: Um ano tem 12 meses e 365 dias = 12.365 metros
Fontes
- 4-hours chef, Tim Ferriss
- Make it Stick, Peter C. Brown