The Wise Manager


Curso ministrado pelo Alisson Vale

  • Queremos ir além das respostas técnicas
  • Como chegamos aqui?
  • Que estrutura filosófica nós compramos e onde chegamos com isso?
  • Ter uma vida intencional, indo além do circunstancial
  • Metáfora da escadaria

Qual o mais nobre dos desafios

  • Iremos desaguar nas questões da gestão, mas o tema não é gestão
  • Sabedoria
    • Temos a percepção de que sabedoria é algo que está a frente, quando ficamos mais velhos
    • Queremos trazer a sabedoria para as decisões de agora

O que nos faz humanos

  • Camada mitológica
    • “Um mito é aqui que nunca aconteceu, mas que está sempre acontecendo” - Gaius Sallustius
      • Extrair a história das histórias
    • É a sabedoria é algo que te acompanha quando você busca objetivos mais nobres
    • Entramos em conflito entre algo que o corpo quer muito, o mundano quer muito. Algo tem que intervir para optarmos pelo o que é mais nobre
      • Como isso nos conduz para fora do caminho mais fácil
  • Camada arquetípica
    • Como a estrutura social nos ajuda a fazer a coisa certa ao longo do tempo
    • Fazer a coisa certa muitas vezes significa abandonar o extinto
      • As causas mais nobres geralmente são as sociais, elas ultrapassam o indivíduo
    • A intermediação é onde tentamos equilibrar entre natureza e cultura, entre instinto e sabedoria
  • Camada psicológica
    • Modelo freudiano
      • Id: componente animal. Afetos, impulsos e vontades não racionais
      • Ego: o nosso eu, que está tentando criar sentido entre as coisas
      • Superego: a internalização do mundo do social
  • Camada de expressão artística
    • Onde está a tensão na história?
      • Qual é o ponto focal?
  • Camada histórica
    • Qual o contexto histórico?
    • Quais os debates que estão acontecendo?

Instinto, Inteligência e Sabedoria

Instinto

  • Se manifesta na forma de emoções básicas, afetos, automático
    • Reações: alegria, tristeza, medo, enojamento, raiva, surpresa
    • São padrões, são espíritos
      • Não é você. É algo em você
      • São forças que não entendemos, e que são capazes de nos controlar
      • Quando vamos no abstrato, muitas vezes o impacto é maior, por que vamos na raiz das coisas
  • É quem impulsiona em fazer as coisas
    • Quem decide fazer, é o instinto
    • Ele é essencial para que as coisas aconteçam
    • Ele não pode ser suprimido, tem que ser integrado

Inteligência

  • O eu, o agente de conciliação, de integração
  • A razão é uma ferramenta de consistência
    • Ela serve para chegar em algum lugar com as premissas dadas
    • Ela não pode dizer se começamos com as premissas corretas
      • A sabedoria que vai avaliar essas premissas
    • A inteligência pode atuar contra você
  • O utilitarismo tenta achatar a inteligência e a sabedoria
    • Tentando buscar um jeito racional de buscar a ação correta a ser feita
  • Os vilões geralmente são muito inteligentes
    • Mas a inteligência é usada para algo que não é muito certo

Sabedoria

  • Sabedoria é a habilidade de lidar com as contradições de uma situação específica e avaliar as consequências de uma ação para si mesmo e para os outros
    • Ela é alcançada quando, em uma situação concreta, há um balanceamento entre o intrapessoal, o interpessoal e o institucional
  • Fazendo as coisas no mundo e trazendo para si as consequências
  • Olhar as premissas das coisas para te manter fazendo a coisa certas
  • Lidar com as escolhas que afetam nossa vida
    • Não fazer automático, senão lidamos com o automático, com o instinto

Pirâmide de Ackoff

  • Emoções: o automático, os afetos
  • Dados: símbolos que chegam, base, não tem significado
  • Informação: o quê, quem, quando
  • Conhecimento: como, know-how, usar a informação para agir no mundo
  • Entendimento: por quê?
  • Sabedoria: escolhas, ligado ao momento, lidar

Dos dados até o entendimento, estamos falando de inteligência (fazer as coisas do jeito certo). Sabedoria é fazer a coisa certa (DO THE RIGHT THING)

  • Inteligência é capacidade de aumentar a eficiência
    • Ser bom no que faz
    • Lógica, fatos e racionalização
    • Ter certeza das coisas
  • Sabedoria é sobre aumentar a eficácia
    • Determinar o valor das escolhas (o que fazemos é o que deveria ser feito) -> olha o produto aí
    • Sabedoria é julgadora
    • Ter clareza das coisas, não ter resposta precisa, mas iluminar as dúvidas (não existe manual para as coisas mais importantes)

Construção do Ethos

  • A forma habitual de se fazer/agir
  • Visão de mundo articulada
  • Construindo a forma através de:
    • Lidar com nossos instintos
    • Usar nossa inteligência
    • Construir nossa sabedoria

A metafísica do sofrimento

Metafísica: algo que está além do mundo físico, além da interação direta

  • Essa experiência do que está além do mundo técnico não pode ser negada
    • Podemos negar a realidade, mas não o sofrimento
  • Assumimos uma identidade muito técnica
    • Isso não resolve tudo
    • Não integramos as questões humanas, essenciais
    • Há um preço a se pagar por essa postura
    • Não define a identidade, mas faz parte de uma identidade que é maior que isso
  • Podemos sofrer por ter feito o certo
    • O ser humano como alguém que precisa carregar uma certa cruz, em direção ao topo (dos mais altos valores, ao ápice)

O mito do gênesis (mitologia judaico-cristã)

  1. O Ser humano como parte do mundo natural (e está em comunhão com Deus) -> Instinto
  2. O Ser humano se diferencia dos animais pela sua inteligência, mas ainda é parte do mundo natural (e está em comunhão com Deus) -> Inteligência
  3. O Ser humano escapa do natural (a comunhão com Deus passa a ser uma escolha) -> Sabedoria -> Aquilo que se obtém quando se exerce a desobediência, e é convidado a construir a própria estrutura ética-moral

O descolamento é a capacidade de transcender o natural. Um algo novo que não é parte do mundo natural, que transcende. A sabedoria nasce da necessidade para retornar para esse todo.

O que emerge

  • Da disputa do natural e do social, nasce a consciência
  • A cultura só aparece com o descolamento do mundo natural
  • A expulsão do paraíso é o nascimento da experiência de viver
    • O sofrimento é um preço a se pagar pela separação do todo
  • A busca pelo correto
    • Quando fazemos coisas boas, nos aproximamos de Deus
    • Quando fazemos coisas ruins, nos afastamos

A sabedoria budista

As premissas

  1. A realidade do sofrimento
  2. A realidade da origem do sofrimento
  3. A realidade da cessação do sofrimento
  4. A realidade do caminho para a sua cessação

O correto é reafirmado. Ser bom nas escolhas.

Filosofia

  • O sofrimento como parte produtiva nossa
  • Da escola de guerra da vida: o que não me mata, me fortalece - Nietzsche
    • Haverá momentos de “guerra”, momentos de conflito intenso
    • Esses momentos é que trarão aprendizados
    • Nem tudo fortalece:
      • É necessário jogar luz na condição (discernimento)
      • Ao usar meios perniciosos, há a decadência
        • Não fortalece
        • Há ressentimento: usar a energia do ressentimento para realimentar a sua perspectiva sobre aquilo
          • A manutenção da energia do sofrimento, ao invés de libertá-la
          • Vai ficando mais decadente
      • Ao usar os justos meios, encontro o que fazer com aquela energia
        • A busca da vontade do advento
          • A externalização daquela energia, que gera um fruto no mundo e um efeito em si, a auto afirmação: fortalece
          • O subproduto é externo, mas ele não é o objetivo
            • O objetivo é o uso da energia, para tirar ela de si mesmo
          • Novamente é sobre “deixar as coisas cair”. É sobre escolhas

Fontes de sofrimento

  • Natureza: O desconhecido/inevitável
  • Indivíduo: Más decisões que eu tomo
  • Cultura: Más decisões que os outros tomam

Por que fazemos as coisas

  • A sabedoria serve para aprender a lidar com o imponderável, aqui que não está no controle
    • As questões devem ser geridas de modo intencional
  • O que fazemos é um meio
    • Para minimizar sofrimento
  • A coisa certa vai sempre desembocar na redução de sofrimento
  • Buscar a sabedoria passa a ser uma excelente estratégia contra o sofrimento do mundo

Reduzir o sofrimento

  • Sabedoria para conhecer melhor a si mesmo e evitar o auto-flagelo
  • Sabedoria para se relacionar melhor com os outros e assim evitar a exposição às suas más-decisões
  • Sabedoria para estar preparado física e emocionalmente quando a natureza se manifestar negativamente no seu caminho
    • Prevenção também pode conter sabedoria

Como é o mundo e como chegamos a ele

O pensar na história do mundo

  • A história de como a gente pensa do jeito que pensa
  • O que significam nossas ações
    • O que fazemos no trabalho
  • Uma grande parte do que pensamos é reflexo da cultura que vivemos e dos movimentos culturais que se manifestam onde estamos
    • Não pensamos sozinhos, projetamos a cultura
  • Mas também nossa história impacta em como pensamos e agimos
  • Além disso, agimos de determinadas formas por sermos humanos
    • Jung: arquétipos, estruturas da nossa psique que já nascemos
      • Arquétipo das duas mães/dois pais: natureza e cultura
      • Representações que estão na nossa “arquitetura”
  • O que nos influencia quando pensamos de determinada forma?
    • Convivemos com outros que pensam diferente
    • Vivemos um conflito eterno da forma de pensamento
    • Nos relacionarmos com pessoas que pensam diferente é esperado e vai acontecer sempre

As grandes revoluções na nossa forma de pensar

  • Processo cultural, artístico e linguístico por volta de 30.000 anos AC
  • Pensamento mitológico, presente em todas as culturas
    • Começa a ser interrompido no mundo grego
      • Filosofia: outra maneira de explicar os fenômenos do que pela história dos mitos
      • Sofisticação nas estruturas conceituais gregas
    • Mudança de pensamento no mundo romano para o mundo e questão material
  • Nietzche: Genealogia da Moral
    • Transição do pensamento romano para o cristianismo
    • De O Bom vs O Ruim para O Bom vs O Mal
      • Reversão dos valores
      • O Bom antes era relacionado a função, ao bom cumprimento do exercício
      • Os atributos para O Bom passam a ser aquilo que era Ruim
        • O fraco, o humilde, o penitente
        • Pensamento Religioso
          • Idade Média
  • O modelo de Pensamento Religioso começa a desgastar-se
    • Renascimento e iluminismo
    • Mudança para o Pensamento Moderno
      • Processo investigativo racional
      • No pensamento religioso era limitado ao que existia, pensar o que já era pensado
        • Sem a ideia de progresso
  • Privilégio da razão: Descartes e o Pensamento Moderno
    • Progresso: o mundo em movimento
    • Conhecimento que nos dá a capacidade de transformar
    • A busca pela verdade, através da razão, gera um novo entendimento sobre o mundo, transformando e criando um mundo diferente, que gera uma nova busca pela verdade
    • Cada descoberta nos dá mais coisas a descobrir
    • Efeitos políticos, econômicos e sociais intensos
  • Nietzche: A morte de Deus
    • A morte do uso das estruturas metafísicas como forma de pensamento principal
      • Deus não faz mais parte desse processo do pensamento
    • Há novas morais, completamente racionais
      • Mas não há uma unificação, como na época do pensamento religioso
      • Várias morais que irão converter-se em linhas políticas e ideologias
        • Os “ismos”
        • É necessário definir “racionalmente” o que é melhor: choque de ideologias
  • Positivismo: o progresso como algo inerentemente bom
    • Um ideal potencial
    • Confiança ilimitada
    • Outras ideologias que se sustentam nesse pensamento
    • A bomba atômica marca o fim da força dessa linha de pensamento
    • A história não conta uma história de progresso
      • Para onde estamos indo?
  • Reversão sujeito-objeto
    • O sujeito que criou algo se virando contra ele
    • O objeto torna-se sujeito e ele objeto

O rejuvenescimento da cultura

  • O choque entre o indivíduo que vem para rejuvenescer a cultura contra o indivíduo que representa a tradição opressora
  • Cultura é aquilo que ficam quando vamos embora
    • Tende ao enrijecimento
    • É preciso que exista o indivíduo rejuvenescedor
      • Mas também pode criar um caos e deixar as coisas piores do que estavam
      • Precisamos dos dois, precisamos de um equilíbrio, não deixando chegarmos em um estado patológico
  • A cultura se estrutura para validar suas próprias premissas
    • Quando algo quebra com as premissas, o esforço é muito grande para mudar

Os paradigmas e as revoluções científicas

  • Thomas Kuhn
  • Não há só evoluções, há rupturas
    • Em algum momento há a aplicação de uma perspectiva diferente, que abre todo um novo mundo a ser investigado
  • Não podemos analisar a realidade sem levar em conta o arcabouço conceitual, os paradigmas
    • Os paradigmas diferenciam
    • As pessoas estão em mundos diferentes, por isso os entendimentos são diferentes
  • Zeitgeist: o espírito do tempo
    • As coisas e pensamentos do agora

O movimento ágil

  • O mundo ágil criou um novo paradigma
    • Trouxe um rejuvenescimento para a cultura de desenvolvimento de software
    • Uma nova forma de olhar para a realidade
    • Está dentro do Zeitgeist do momento
      • Lean, M3.0, Business Agility, DevOps…

O Nascimento do Modernismo

  • A partir do pensamento moderno (visão cartesiana)
  • O pensamento analítico é o principal instrumento do pensamento moderno
    • Abordagem descritiva do mundo
    • Mapeando a realidade no modelo de análise
    • Descrever a realidade em um mundo racional, compartimentalizado e ordenável
      • Aplicamos isso no modelo de empresas que temos, por setores
      • Metas segmentadas, avaliação individual, cronogramas por atividades
    • Mas as partes, quando otimizadas, nem sempre geram resultado para o todo
  • Desgaste do espírito moderno
    • Cansaço com as limitações

O pós-moderno: o que vêm depois

  • O algo novo e que controla nossas ações e consequências
  • Como resolvemos o problema do progresso
    • Se há algo que não muda, é a mudança em si
      • No moderno, a lentidão da mudança, poderiam ter a priori
        • O modelo moderno, de usar a descrição para fazer alguma coisa, não funciona mais
    • Tudo que é sólido desmancha no ar
      • Modernidade líquida, de Bauman
  • A pós modernidade como aceleração da modernidade a tal ponto, que tudo deixa de ser
    • A convicção de que a mudança é a única permanência
    • Sem estado final, em vista
      • Sem a perfectibilidade
      • O progresso não é suficiente
      • Mundo em eterno beta stage

Do analítico para o sistêmico

  • Da causa para a configuração
    • Da causalidade para a finalidade
  • Configuração é um recorte da realidade que tem uma finalidade
    • Negócio, metabolismo, cultura, etc
    • Discutimos como ela (a configuração) faz o que ela faz hoje e o que ela deveria fazer
  • Saindo do estudo do concreto e suas partes para o abstrato e suas finalidades
    • São irreversíveis
    • O processo muda seu próprio caráter
  • Padrões, processos e a constante mudança

Sistemas

  • Sistemas são as componentes das configurações
  • Pensamento sistêmico é o único capaz de lidar com esse mundo
    • A análise não é mais suficiente para lidar com esse mundo
    • A ferramenta é a síntese
    • Com visibilidade revelamos as discrepâncias de propósito
  • Kant: do analítico para o sintético
    • Analítico:
      • a priori
      • Os conceitos do predicado estão no sujeito
      • A experiência não é necessária
    • Sintético:
      • a posteriori
      • Os conceito do predicado estendem o sujeito via a experiência sensível deste
      • A experiência permite a construção da síntese
      • Quem faz, refle e e melhora
  • Pensamento sistêmico
    • Sistemas abertos
    • Ordem emergente
    • Processos empíricos
    • Ciclos de feedback
    • Otimização de fluxo
    • Foco em propósito
      • O que define um sistema, é o atingimento do seu propósito
  • O repertório como fonte da tentativa de solução
  • A experiência como método de seleção

Como resolvemos o problema do progresso

  • Inovação com mudança direcionada
    • Criar ordem em meio de riscos
    • Aceitação da responsabilidade humana
      • Não como poder humano de mudar o mundo
    • Mudando, mas com direção
  • Não mais a busca pela verdade, mas o vislumbramento de um problema a ser resolvido
  • A descoberta de novos fatos, não é mais protagonista dos empreendimentos científicos, mas a solução de problemas

Como ser economicamente significativo no mundo contemporâneo

  • Ser capaz de especificar, comprovar e otimizar o resultado final
  • Não significa que as coisas não darão errado
  • Verdades pragmáticas: o que fazer dado que o mundo é do jeito que é?
    • A realidade nos serve

Fontes de significado

  • O mito dava sentido

Idealismo & Realismo

  • Dois grandes arcabouços filosóficos que dão sentido
    • Platão (idealismo) x Aristóteles (realismo)

Idealismo

No idealismo
  • Metafísica
    • Dois mundos: um metafísico (superior, supernatural) e um mundo das coisas (natural, imperfeito)
  • Natureza humana
    • Tende ao dualismo: corpo e alma
  • Epistemologia (como descubro a verdade)
    • Religiosa: fé, misticismo, revelação
    • Secular: razão “pura”
  • Moral e ética
    • Físico: Algo a ser disciplinado e controlado
    • Espiritual/mental: escrituras, graças, milagres, lógica

Colocar os ideais sobre a realidade, por que os ideais são “superiores”

Idealismo e a busca por significado
  • O mundo superior
    • Vida a pós a morte
    • Ideais superiores
    • Há algo maior do que o mundo natural em que vivemos
  • Justificativa para vencer o sofrimento dado que há algo a se alcançar no futuro que vale muito a pena
  • “Eu faço parte de uma narrativa grandiosa”
    • Eu existo por um motivo
    • Propósito
  • Existe um destino que justifica o sofrimento
    • Outra vida
    • Outro mundo
    • Outro tempo/circunstância
      • Terei algo quando X coisas passar/acontecer
  • A concretude desse mundo superior é dependente de fé
    • Quando não encontra nada: Niilismo, onde os valores mais altos desvalorizam a si mesmos

Realismo

No realismo
  • Metafísica
    • Só há o mundo natural
  • Natureza humana
    • Mente e corpo são um só
  • Epistemologia (como descubro a verdade)
    • Conhecimento vem da integração entre razão e sentido, empirismo
  • Moral e ética
    • Busca pela felicidade, liberdade e individualismo

O mundo é aquele experimentado

Realismo e a busca por sentido
  • Bem estar, como fonte de significado
    • É a fonte de significado que foi colocada no lugar do mundo superior
    • A roda do progresso gira nessa direção
      • O trabalho como fonte de significado
      • Experiências como fonte de significado
    • Em um estado de sofrimento intenso, essas fontes de significado perdem relevância
    • Framework de interpretação a priori
      • Filtramos os fatos e damos interpretação a eles

Colapso das fontes de significado

  • Crise existencial
    • Fontes de significado comprometidas

Pragmatismo contemporâneo

  • Mudança no terreno: Chegada da era da informação
    • De um modelo de produção para um modelo de conhecimento
    • O trabalho exige uma postura “inovativa”
      • Problemas que emergem são inéditos
  • Adaptação como fonte de ganho de eficácia
    • De um modelo de otimização para um modelo de adaptação
  • Modelo muito semelhante ao modelo darwinista de explicação do mundo natural e seleção das espécies

Teoria evolucionária do Darwin

  • Mutações aleatórias vão causar mudanças
  • Esses indivíduos vão competir
  • Os mais adaptados sobrevivem
  • Os que sobrevivem, se reproduzem

A adaptabilidade é o critério de seleção

  • A aleatoriedade gera incômodo
    • Alguns conceitos diferentes para entender essa aleatoriedade

Ortogênese

  • Um modelo mais conveniente para nossa discussão sobre propósito e sentido
  • A mudança é, de certa forma, buscada
  • Adaptação como habilidade de mudar internamente para responder ao externo
  • Auto-organização como cooperação
A empresa como organismo
  • Como todos organismos, a empresa existe primariamente para sobreviver
  • Destruição criativa
    • Assim como na natureza, o processo se intensifica ao longo do tempo
  • Com base na ortogênese, a mudança é intencional
  • Além das pessoas e equipes, as ideias, formas de trabalho, métodos, produtos, também são parte do ecossistema
    • As coisas tem ciclo de vida, relacionamento e participam da estrutura darwiniana

Pragmatismo

  • As ideias como ferramentas que as pessoas inventam para lidar com o mundo
    • Não é a descrição de uma verdade
    • São produzidas por grupos de indivíduos
    • São sociais, não sendo geradas por uma regra própria
    • São respostas temporárias, a circunstâncias particulares e irreproduzíveis
  • Charles Peirce e William James
  • Pragma, ato ou ação
    • Uma busca pelo o que funciona
  • O significado e a verdade só emergem de uma ação concreta no mundo
    • Só é verdade se funcionou
    • A construção de uma teoria de verdade, a ser testada, para nos integrarmos ao mundo
  • Não vamos restringir pragmatismo a praticidade ou a negação do idealismo
  • Você é ator/agente com uma intenção de descobrir o que funciona, não a verdade
    • Alguém que age no mundo buscando descobrir o que funciona
  • A ideia se desenrola no mundo, e depois ela se descobre
No pragmatismo
  • Metafísica
    • O mundo como um mundo darwiniano. Tudo é processo, mudança. Você precisa se integrar
  • Natureza humana
    • Ser humano como agente de interação com o mundo
  • Epistemologia (como descubro a verdade)
    • Conhecimento vem da ação
    • Ceticismo: pressuposto da ignorância, a vontade de mudar e a tolerância
    • A verdade é um acordo com o mundo
  • Moral e ética
    • O que funciona tem que funcionar para o indivíduo e para o coletivo social que ele está conectado

Decisão pragmática

  • Se caracteriza pelo conflito de valores
    • As informações relevantes só se materializam no momento da decisão
    • Não há como prescrever e saber a escolha certa antecipadamente
    • Há tantas variáveis envolvidas, que não é possível prever
  • Precisamos agir no mundo para ter a resposta
  • Descrever o mundo como um processo dinâmico de situações inéditas que irão se apresentar a você
    • O mundo evolui e está sempre em modificação
    • Queremos estar de acordo com o mundo
    • O ser humano é agente de execução, aquele que precisa agir para saber a verdade

A verdade pragmática é um acordo com o mundo, não uma descrição do mundo

  • O acordo com o mundo é um encaixe (fitness) do agir com a resultante desse encaixe
  • O mundo é a realidade que seleciona
    • Olhar o mundo através de uma abstração
      • O mundo superior, de forma abstrata, nos é útil pois nos dá propósito
      • Queremos reduzir a discrepância entre o que ele é e o que ele deve ser: o impacto
  • O que importa é o processo de redução da discrepância, não o tamanho do impacto
    • O impacto gera retorno como significado
    • O significado vem pela consciência e participação
      • O bem estar vem como resíduo, retorno do impacto
  • Bem estar e significado passar a ser retorno direto da ação
    • Não precisa deixar o idealismo de querer um mundo melhor, nem de buscar o bem estar, mas eles são consequências da ação direta
  • Mas a participação nesse jogo não é uma narrativa grandiosa suficiente para ajudar a superar o sofrimento intenso
    • Mantemos os mesmos problemas do idealismo e realismo
    • O existencialismo também não resolve esse “problema perene”
  • Idealizamos a direção, não o destino
    • Precisamos considerar o social em cada ação que fazemos
      • Não considerar os demais envolvidos, é ser consequencialista, não pragmático
    • Tem que funcionar hoje, amanhã, no futuro
      • O hoje não pode ser sacrificado pelo amanhã
    • Não queremos impor nossa vontade no mundo, queremos nos encaixar no mundo
      • Usar nossas paixões e vontades para preencher uma necessidade que o mundo possui
      • Explorar, experimentar e descobrir o que funciona
    • A vida não é dada

Como agir

Caos, ordem e consciência

Da realidade externa para a realidade interna

  • Caos: Conceito existente em muitas mitologias e mitos da criação
    • Mito Grego: Teogonia de Hesíodo
      • Caos era um deus que nunca deixou de ser
        • Já estava lá: potencial puro
      • Do Caos, nasce Gaia (a ordem)
      • Alternância entre caos e ordem
    • Mito Mesopotâmico: Enuma Elish
      • Tiamat e Apsu
      • Água simbolizando o caos: de onde nascem as coisas
        • Vida é a estrutura de ordem que emerge do caos
    • Mito Cristão: Gênesis
      • Deus cria os céus e terra
        • Seu espírito flutua sobre as águas
      • A palavra como criação de ordem
    • Secular: Big bang
      • Início como uma estrutura só potencial
      • Ganho de ordem com o passar do tempo
    • Em todos o mitos o mundo (ordem) é criada sob o caos e dado ao ser humano para que reine sobre ele
  • Mesma dicotomia com as ideias de Natureza e Cultura
  • Escolhas criam novas estruturas de ordem
    • Caos dá origem a ordem e vice-e-versa
  • Nosso “reino” é aquilo que nossa estrutura de ordem toca, aquilo que conhecemos
    • Múltiplos de nível de ordem que nos protegem do caos
  • Natureza -> Caos = Criação (+) ou Destruição (-)
  • Cultura -> Ordem = Estrutura & Conforto (+) ou Tirania & Paralisia (-)
  • Um não é pior que outro
    • Estamos só descrevendo a estrutura da experiência humana
    • Ficamos entre a o caos e ordem
    • Na mediação é onde temos que agir

Como essa ideia de caos e ordem podem nos levar a um estado de ação no mundo?

Uma psicologia para agir

Ordem psicológica

  • Onde o comportamento bate com nossas expectativas e desejos
    • É estrutura, território explorado
    • Ficamos tranquilos
  • Pode tornar-se tirania ou paralisia
    • Falta de progresso
  • A ordem patológica
    • Não se renova mais
    • Sem intermediação
    • Sem mudança, sem atualização
      • Quanto mais alto o custo de atualização, menos se atualiza

Caos psicológico

  • Não sabemos onde estamos
    • As coisas não acontecem como esperamos
    • Não funcionam
  • Onde as coisas criativas acontecem
    • Nascedouro das ideias
    • Transformações positivas
    • Ansiedade positiva
  • O caos patológico
    • A ansiedade contínua
    • Sem estrutura
    • Sempre mergulhado no oceano de possibilidades

O giro de caos e ordem é o que dá ritmo a vida

Mediação

  • A consciência é o mecanismo de mediação entre caos e ordem
    • Cria ordem dentro do caos, e caos dentro da ordem existente
  • Precisamos oscilar entre os dois elementos
    • Ficar em um lado somente pode levar a patologia
    • Ficar muito no lado da ordem é perder a capacidade de atualização
    • Ficar muito no lado do caos é perder a noção da realidade
  • Fluxo de consciência como mediador da ordem e caos
    • Envolvimento com a atividade
    • Apagamento do ego
    • Ordem na consciência
      • Metas realistas
      • Habilidades correspondentes
    • Oportunidades para ação
      • Engajamento voluntário
      • Senso de realização
  • Um modelo de agir que nos ajude a vencer no dia a dia e nos permita alcançar o fluxo das coisas em movimento
    • Vamos agir para colocar as coisas em fluxo
    • Um fluxo que seja possível transitar entre estados psicológicos de caos e ordem de forma frequente
      • Estabilização e Criação
      • Ordem a ser questionada -> Ação -> Caos potencial -> Validação/Ganho de informação -> Elevação do nível de ordem -> Ação -> …
      • O aprendizado é a medida de transição
      • O passo no caos deve ser o mais rápido possível
    • O fato de existir hipóteses significa que estamos no espaço do caos potencial
      • Validar/invalidar essas hipóteses, diminui o caos
      • O fluxo é a variação dos estoques dos nossos sistemas
  • A vida a sua volta como algo que precisa ser colocado em ordem
  • Transforme caos em ordem de forma consistente até nas pequenas coisas
  • Crie, de tempos em tempos, espaço para o caos
  • Mitigue riscos para fugir do caos acidental, mas aceite os riscos que o afastarão da ordem paralisante

O estado de fluxo como uma fonte de significado

  • Quando estamos fazendo as coisas se organizar ao redor
    • Estamos melhorando nosso estado psicológico
    • Estamos buscando fazer coisas novas
    • Estado de fluxo no agir
    • Vigiamos a nós mesmos para estar no estado de fluxo
  • O pragmatismo serve para garantir que o estado de fluxo está dendo canalizado para o local certo
  • Como participo dessa história, fazendo a coisa certa, em estado de fluxo
  • O cotidiano conectado com a estratégia com a grande história que queremos viver
    • Iterativo e imperfeito

Como transcender ao agir para chegarmos onde é necessário chegar

  • Mantemos o foco na realidade externa

Mito de Sísifo

  • História contada na Odisséia
  • Descrever um aspecto da condição existencial humana que é a repetição
    • Viver uma vida em que tudo o que você faz não leva a nada
    • Não há destino

O existencialismo em Groundhog Day

1. A Alienação

  • Onde gostaria de estar: Apontamento para o não-lugar
    • Um lugar que não é aqui
    • Distanciamento com as questões do mundo
  • A repetição do festival até então fez perder significado para ele (4 anos de festival)
  • Distanciamento das pessoas que ele convive/trabalha
  • O Phil tem que escolher entre passar pelo processo doloroso de se reconstruir OU morrer congelado (no sentido simbólico)
  • Alienação é um distanciamento progressivo
    • Do mundo, Dos outros, De si mesmo
    • Algo que acontece quando temos a perda de significado
    • Uma “esquiva” do grau responsabilidade sobre o mundo e as coisas que acontecem ao seu redor
  • A realidade não é trazida a luz por um projeto consciente (agência). Ela vem de fora, dos outros, pelos outros e para os outros
    • O mundo é empurrado para você
    • Não há compreensão do processo de responsabilidade

2. O Absurdo

  • A perda da certeza: começamos a ver buracos nas certezas que temos
    • Isso nos derruba
  • No início, há a tentativa de construção de justificativas para essa quebra de algumas certezas
  • O mundo não se cansa de mostrar a sua indiferença pela nossa busca de valor e significado. O mundo não tem significado, nós que damos um significado a ele.
    • Nesse momento o personagem vira o Sísifo
      • A repetição é a pedra
      • Suplício indescritível que em todo o ser se ocupa em não completar nada
      • Camus coloca o Sísifo como herói absurdo

3. A reação ao absurdo

  • O mundo despido de significado
    • O ser se dissolve junto com o mundo
      • Você carrega a pedra para cima da montanha, sem sentido
      • Não há continuidade
    • A vida era normal, mas algo acontece
      • O próprio indivíduo tem que reconstruir sua estrutura de significado
  • A fadiga assombrosa
    • Surge o por quê?
    • A fadiga de uma vida maquinal
    • É início da consciência da própria existência: e isso é doloroso
      • Um movimento da consciência
      • Julgar a própria existência

4. O Hedonismo e a fuga da responsabilidade

  • Ainda na busca para lidar com o sentido, acabamos em algum “ismo”
    • Ideologia ou estrutura pronta que possa nos dar significado
    • Há o encontro de algo, que dá a sensação de controle, de perspectiva
    • Mas há a percepção de incompletude, há algo que fica de fora
  • Descida ao mundo inferior
    • Ao chegar no cume, a pedra desaba até o mundo inferior, onde deverá ser reerguida até o topo
    • Cria-se um novo objetivo

5. Autenticidade

  • Aquilo que eu faço, eu faço com o meu verdadeiro eu e para o meu verdadeiro eu?
    • Honestidade comigo
    • O ideal te julga, pois nunca seremos válidos pelo ideal
    • Mesmo fazendo tudo pelo ideal, somos rejeitados, pois sempre algo nos falta
      • Há um desespero pela falta que não é compreendida
  • A autenticidade falta com o distanciamento de si mesmo
    • Personas que encenam a realidade
      • Tentativas de criar formas ideias, sem significado para nós
      • Distanciamento de quem somos
  • Autenticidade: Eu me engajo nos meus projetos por que são meus, são partes da realidade que estou construindo
    • São extensões de nós mesmos

6. Niilismo

  • Ao não conquistar o ideal, perde-se a noção do que conquistar
    • Só resta o eu a sombra
      • A sombra carrega
    • Sofrimento com a consciência
  • Enquanto não houver autenticidade, não há saída
  • A vida não vale a pena do jeito que está
    • Camus traz que o maior problema é discutir por que que vale a pena viver uma vida quando ela perde sentido
    • O passado machuca e há uma inevitabilidade de um futuro de maior sofrimento
  • A honestidade é início da retomada do processo de autenticidade
    • Percepção da vulnerabilidade e da necessidade dos outros (além da instrumentalização)
    • Retomada da capacidade de criar a si mesmo

7. Reconciliando-se com a vida

  • O herói consciente
    • O ser humano capaz de sair do outro lado, reconstruir o significado
  • Apreço pelo presente, pelo o que temos, mesmo que seja “um inverso deprimente e sombrio”
  • Uma virada para os projetos que ajudam a chegar o que somos
  • Doar-se para os outros em nome da redução de sofrimento
    • Romper a barreira de fazer pela motivação extrínseca
    • Um caminho de redução de sofrimento
  • Não importa o que acontecer amanhã
    • Estou feliz agora: A felicidade emerge pela nossa postura diante das escolhas que fazemos dada a realidade que vivemos
  • O amor como possibilitador de ligações: o amado como parte de nós mesmos
    • Tomar as coisas como parte de nós
    • O amor como ampliação da individualidade
      • Conecta a coisas que importam. As coisas que estamos envolvidas no dia-a-dia realmente importam
  • Hoje é amanhã
    • Vida presente e futuro integrados

Como tornar-se quem você é

O Sacrifício de Isaac

  • Soren Kierkegaard
    • Qual a ansiedade de Abraão quando Deus mandou ele matar seu filho mais amado?
    • O que se passou em seu espírito enquanto ele viajava por três dias até o local do sacrifício

Problemata: conjunto de problemas

  • Três problemas
    • Problema 1: Podemos dizer que existe uma suspensão teleológica do que é considerado ético?
    • Problema 2: É possível dizer que existe um dever absoluto para com Deus?
    • Problema 3: É eticamente defensável que Abraão esconda suas intenções de Sara e Isaac?
  • Abraão possui uma missão que foi dada somente para ele
    • Socialmente seria errado matar Isaac (assassinato)
    • Individualmente também era errado, pois amava o filho
    • O que estava acima (no caso Deus) é o que comandava
  • A suspensão teleológica do ético
    • Abraão precisou ir além de uma ordem social
    • Isso acontece quando você transcende o universal em nome de algo maior
    • Ao manter a decisão para si, Abraão abre mão do amparo da estrutura social
    • Singularidade da existência: as leis morais universais nem sempre contemplarão as necessidades da nossa existência individual
      • O que sobra da contraposição do social e nossa existência, o que sobra é a individualidade
      • A individualidade sobra, não se encaixa na estrutura ética
        • Quando nos submetemos ao encaixe, perdemos partes significativas da nossa individualidade
        • Há uma vida que não está sendo vivida. Há uma escolha existencial que os outros estão fazendo por você
      • Não é uma crítica ou negação dos sistemas sociais
        • Os trilhos e estruturas são necessárias
        • Mas precisamos ter consciência que em algumas situações, fazer o encaixe gera uma perda
  • A fé envolve a suspensão teleológica do ético
    • Permite escapar do “jeito certo a se fazer” para “fazer a coisa certa”
    • Percepção ou instinto não racional, é um salto (salto de fé)
  • Salto de fé
    • Ignorar a estrutura social para fazer algo que só você acredita, sem ter uma base racional
    • Entra em confronto com a norma de ação
    • Você decide que na sua singularidade deve ser diferente
    • Dimensão de significado que é próprio do indivíduo
      • Colocar-se acima do universal
    • Abraão não tinha justificativa para acreditar que era um comando de Deus
      • Sua única justificativa era a paixão pelo salto de fé
      • Não há motivo para confiar no conteúdo do salto
        • Mas, em nome da existência, era preciso confiar no ato de saltar
    • Processo de se destacar dos demais, de tornar-se si mesmo
  • A racionalidade não serve para explicar, pois os parâmetros externos não servem para saltar para mim
    • Incorporar um jeito de ser, uma incerteza objetiva
      • Estilo, um jeito de ser próprio
    • Uma elevação da autenticidade
    • A partir de diversos saltos é que torno quem eu sou

Mas há um problema: Quais padrões governam essa dimensão em mim e que não é governada pelos padrões universais?

  • Qualquer método que diga como você se constrói, cai no mesmo problema de ser governado por padrões universais
  • Não há como definir um método genérico para resolver um problema singular

Nietzsche e a solução estética

  • Se há um imperativo de estilo em trabalho de arte, há um padrão para julgá-lo (Gaia Ciência)
    • Mas não uma regra geral
    • A norma é interna ao trabalho em si
  • Para criar significado e valor é necessário dar forma às inclinações, motivações e paixões particulares
    • Um instinto governante
    • A obra emerge do artista pelo aquilo que ele coloca de si na obra
      • A norma é a posteriori
        • A obra vem, e depois a descrição da obra vem
  • O método para criar ou construir essa existência em direção a uma autenticidade tem que ser feita como um artista cria uma obra de arte
  • Criação de um estilo de ser que não pode ser entendido em termos de motivações e inclinações imediatistas nem em termos de uma regra universal de comportamentos
    • O que eu sou termos do meu jeito de ser
    • Desenvolver sua unicidade, respostas únicas para as perguntas que angustiam (e muitas são universais)
      • Minhas respostas servem para mim
      • Ninguém pode nos dizer o que fazer

Tornar-se quem você é

  • Reestabelecimento do destino da transformação
    • A existência precede a essência (Sartre)
      • A vida não tem sentido a priori
        • Máquinas e animais são precedidos pela essência
        • Para nós, a essência vem no final
      • O valor é o sentido que escolhemos
  • Composição de forças que torna quem você é
    • Dar forma a paixões particulares, às inclinações, às motivações
    • Não encontramos nosso eu autêntico deixando para trás ou esquecemos algumas coisas
    • O Übermench é quem concebe a realidade como ela é, não se ressentindo com isso
      • É aquele que organiza o caos dentro de si
      • Ele contém em si tudo que essa realidade possui
      • Tudo que te compõe há de ser útil, inclusive os defeitos, as partes obscuras
    • Não é uma disputa entre partes (dualismo), é uma integração daquilo que nos forma
A ideia organizadora
  • Motivador dominante que captura todas as forças e crenças que existem em você e as coloca para agir em uma direção
    • De assumir riscos e projetos
    • Enfrentar situações
    • Interesse por coisas que são particulares a você
    • Uma força de ação que a razão não controla
  • Estrutura as forças competidoras em uma devoção unificada em direção a uma meta heróica que dá sentido a vida
  • Ela não age por meio de um ato de vontade, mas com uma inteligência própria
    • Ela revela-se no curso da vida
    • Devemos observá-la e mantê-la atuante
    • Não devemos limitar seu crescimento ou atividade
  • A ideia organizadora em Nietzsche
    • Aquela que é destinada a dominar
    • Cresce pouco a pouco
    • Lentamente te conduz de volta dos desvios e vias secundárias
    • Te prepara para obter capacidades e habilidades que ela vai precisar
      • Meios indispensáveis para chegar ao todo
    • A meta, o destino, se revela depois
    • Reavaliação de todos os valores
      • Olhando para trás, conseguimos ver um padrão
    • Que força que fez chegarmos aos resultados que chegamos? A resolver nossas contradições?
  • Os seres humanos são seres auto-interpretativos
    • Quem articula por meio de linguagem expressiva, cria a si mesmo
    • Expressividade para gerar algo único através das coisas que existem dentro de nós
  • Nossa vida é uma obra cujas as normas estão dentro de nós mesmos
    • A ideia organizadora já existe, mas nem sempre paramos para observar
    • Quando desbastamos o concreto e abrimos caminho para a descoberta do abstrato, desvelamos aqui que é essencial

Totalidade harmonioso

  • Não precisamos de MAIS COISAS
    • Mais conhecimento
    • Mais tempo
    • Mais dinheiro
    • Mais amigos
  • Precisamos de harmonização
    • As outras coisas da vida se desorganizam quando buscamos uma coisa somente
      • E vamos nos desorganizando
    • As coisas precisam se integrar melhor, não crescer mais
  • O processo de auto-construção é iterativo
    • Trabalho em mim mesmo
    • Dou saltos de fé, com base em informações que tenho dentro de mim
    • Vou ampliando minha autenticidade
    • Há um destacamento do geral: assumir riscos, crescer como pessoa
  • Seu propósito social se manifesta como resíduo do processo de auto-construção
    • O que você faz para construir a si mesmo, desemboca no social, desencadeia uma série de mudanças no mundo a sua volta
    • Amor ao distante: Se o resíduo for bom, ele irá permanecer mesmo depois que você se vai
  • Você vai obter ajuda com quem sabe, mas a responsabilidade é sua
    • Resolver esse problema complexo é trabalho seu

O eterno retorno

Passado

  • Reviver o passado infinitamente
    • Sem o remorço ou sem arrependimento
    • Sem a vingança ou sem a nostalgia
  • Encarar nossa vida como obra de arte permite entender que há uma eternidade naquilo que nossa vida é
    • Tomamos as decisões e vivemos a vida, é como se lançássemos a obra
    • As decisões erradas são parte da obra, nós assumimos assim
  • O passado é isso mesmo e me trouxe onde eu estou
    • Reconciliar-se com o passado para poder projetar o futuro
  • Todo foi é um fragmento, um enigma
    • Mas eu quis assim (vontade criadora)

Presente

  • O eterno retorno nos atinge como um chicote que nos obriga a sermos criativos
    • Colocar a luz
  • Não podemos mais ficarmos parados ante ao absurdo
    • Nem fugir
  • Somos obrigado a viver como artistas, retrabalhando a nossa vida intensamente

Futuro

  • A repetição nos obriga a fortalecer-nos
    • Elimina meio-quereres valores hipócritas e covardias
    • Mesmo aqueles que permitimos por ser “a última vez”
      • Não existe última vez
  • Cada ato singular retornará infinitamente
  • Saia de si mesmo, olhe para sua vida como uma obra e questione o que você quer construir

Propósito

  • Propósito é o resíduo de algo que você faz que causa um efeito no outro
  • O que esteve sempre presente na sua vida e coloca em estado de fluxo
  • Fazer as coisas na direção que amplie significado ou reduza sofrimento

Anotações relacionadas