MVP
MVP
Minimum Value Product Lean Startup, by Eric Ries
- Um produto mínimo viável é a versão de um novo produto a qual permite um time coletar a máxima quantidade de aprendizado validado sobre o consumidor com o menor esforço.
- O produto deve entrar em contato com os clientes finais para que eles possam dar feedback real sobre a proposta de valor
- O MVP é desenhado primeiramente para testar hipóteses e pressupostos
- O MVP deve ser pensado mais como um processo do que como uma coisa
- Aprendizado validado é o que você aprende com o usuário em um ambiente teste, não enviesado e onde ele possa agir (o mais) naturalmente (possível), não sabendo que está sendo testado
- O que não for obtido com experimentos é somente aprendizado
- MVPs não são protótipos
- MVPs não são versões básicas do que estamos tentando construir
- MVPs são sobre validação de ideias e o que é necessário para chegar nesse ponto
- MVPs são maneiras de mitigar risco
- A ideia de fazer rápido é para que possamos rodar mais MVPs no mesmo tempo e testar mais hipóteses e pressupostos, assim coletamos mais dados e ficamos mais propensos a encontrar um produto
- A ideia do MVP não é construir um produto, mas descobrir se existe
O que é um MVP para um gerente de produtos
- É um experimento que vamos desenhar e executar para definir se as pessoas estão interessadas/propensas a adotar ou não em uma funcionalidade ou produto que estamos propondo construir
- Seu papel primário é reduzir o risco, especialmente risco (custo - risco de perder recursos) de construir algo que as pessoas não querem
- tempo
- dinheiro
- custo de oportunidade
- Startups usam muito desse recurso, dado que são pouco tolerantes a risco, pois um passo errado pode custar um dinheiro/tempo muito limitado
- O tamanho do risco aceitável é inversamente proporcional ao tamanho da corporação
- Em grandes corporações haverá algumas precauções com o MVP para não afetar marca e imagem da empresa
Rodando MVPs
- Explicitar qual é exatamente o conjunto problema/solução
- Identificar nos pressupostos (assumptions) sobre esse problema/solução -> encontre o com maior risco
- Construir hipóteses testáveis com base nos pressupostos
- Estabelecer o MCS (Minimum Criterion for Success), Critérios mínimos para o sucesso = o que constitui sucesso e o que constitui falha?
- Escolha o tipo de MVP será executado baseado no público, recursos e o que precisamos testar
- Executar, iterar, avaliar…
Identificando os pressupostos
- Qualquer nova ideia contém uma série de pressupostos
- Pressupostos são uma série de ideias, possibilidades tidas como certas ou verdadeiras
- Tudo o que achamos que sabemos, é um pressposto
- Pressupostos também são afirmações que usamos para dizer que nosso produto será bem sucedido caso a afirmação se confirme
- Exemplos mais comuns:
- Meu usuário tem o problema x, y, z
- [tal coisa] importa para meu consumidor
- O usuário/consumidor irá pagar por [tal coisa]
- Não há substitutos satisfatórios
Identificando os pressupostos de maior risco
- Quais os pressupostos que, se derrubados, acabam com toda a proposta?
- Qual o pressuposto que, caso falado, gera a maior perda no conjunto problema/solução?
Escolhendo qual pressuposto testar primeiro
- Em um contexto de startups ou empresas pequenas, o pressuposto de maior risco deveria ser o primeiro a ser testado
- Em grandes empresas, a dificuldade de testar deve ser mais pensada, especialmente se envolver outras pessoas ou recursos, que poderiam estar direcionados para outra iniciativa
- Em contextos mais complexos, o valor que pode ser gerado deve ser levado em conta, além do risco e dificuldade
- Muitas vezes escolher pressupostos de possuem alto risco e baixa dificuldade é uma boa estratégia para angariar apoio para a introdução desse tipo de processo dentro da empresa, bem como alavancar mais recursos para testar pressupostos de maior dificuldade
- Pressupostos de risco muito baixo talvez não valham a pena ser testados
Hipóteses
- Pressupostos são uma lista crua/básica do que entendemos que precisa ser positivo ou negativo para que possamos continuar
- Porém pressupostos não são acionáveis
- Uma hipótese é uma declaração simples e testavel (acionavel), que acreditamos ser verdade e que está associada a um dos nossos pressupostos
- Uma hipótese é mais clara quando envolve um problema ou um benefício
Componentes básicos de uma hipótese
- Grupo alvo
- Problema potencial
- Ação
- Resultado esperado
Modelos de hipóteses
Nós acreditamos que [grupo alvo] irá [ação esperada] por que [razão/motivo que estamos prevendo]
Se nós [ação que faremos], acreditamos que [grupo alvo] irá [ação esperada] por que [razão/motivo que estamos prevendo]
Nós acreditamos que [grupo alvo] tem um [problema] por que [razão/motivo que estamos prevendo]. Se nós [ação que faremos], o/a [métrica] irá [o que acontece com a métrica]
Critérios Mínimos de Sucesso
- Resultados possíveis de um experimento MVP:
- Positivo: hipótese confirmada
- Negativo: hipótese refutada
- Algo no meio disso = a maioria dos casos
- MCS (Minimum Criterion of Success) é a definição do sucesso do MVP, o que usaremos para indicar se vale a pena ou não continuar/construir
- MCS fornecem clareza e significado para a hipótese
- Servem para auxiliar na tomada de decisão
- Custo e Resultado/Prêmio
- O resultado tem que ser interessante e viável
- Métricas de Resultado: relacionado ao crescimento ou sucesso do produto; deve estar associadas as métricas do produto; exemplo:
- Aumento da receita
- Time gasto na página
- Número de likes
- Aumento da satisfação
- Taxa de conversão
- LTV
- Métricas de custo: o que custa para construirmos o que foi validado
- Tempo de desenvolvimento
- Seu tempo
- Taxas
- Infraestrutura
- Coordenação
- Transação
- Divulgação e comunicação
- Efeitos na marca
- Custos do legado
- Custo de oportunidade: o que mais poderia ser construído nesse tempo
- Métricas de custo tendem a ser mais factuais, enquanto que métricas de resultado tendem a ser mais especulativas
- Qual a métrica e quanto ela deve mexer para justificar o custo?
- Tente escolher somente uma métrica
- Mas compreenda o relacionamento entre as métricas que afetam seu produto e negócio
Técnicas de MVP
Email MVP
- Usar emails para testear a proposta
- Fácil de fazer com muitas ferramentas disponíveis
- Aborde somente uma parte dos usuários
- Esteja ciente do que sua audiência espera
- A técnica é um tanto estranha e suja, e pode não ligar com oferta e público
- O valor deve ser possível de ser exposto em um email
- Imagens e vídeos podem dificultar
- Tente parear essa técnica com outra técnica de MVP
- Use esse mvp como um canal para outro meio: lading page, concierge, etc
Shadow button
- Botões que indicam algo que não existe ainda
- São boas fontes de dado de interesse
- Se as pessoas estão clicando, é por que há interesse
- Cuidado para não parecer um erro
- Informe e agradeça
- Apresente somente para uma parte dos usuários
404 / Coming soon MVP
- Quando há situações que queremos entender se há interesse
- Cuidado com os Coming Soon ou 404 eternos
- Deve haver uma resposta rápida após a validação
- Dificil entender os motivos que as pessoas entraram em páginas 404
- Pode ser um erro
- Pode ser intencional
- Se os clientes não entendem o que seria uma página de 404, o Coming Soon é mais apropriado
- Tenha um bom leiaute para que não pareça erro
Explainer MVP & Tutorial style
- Muitas vezes um vídeo é mais interessante para mostrar a ideia
- Utilizar quando a interação é óbvia, mas a proposta de valor nem tanto
- Não cair no erro de produzir um vídeo super elaborado
- Utilizar em conjunto com outro recurso, como email ou landing page, pode potencializar o discurso
Concierge MVP
- Quando você manualmente executa a ação e gera o resultado que o usuário deseja
- Concierge MVPs, diferente do Wizard of Oz, não utiliza de fake buttons, mas sim se apresenta como um serviço real
- Serve para ter proximidade com o usuário, não somente rodar a ação
- Serve para entender e estruturar problemas logísticos
- Ajuda a pensar sobre o valor do tempo
- Gera dados qualitativos e uma visão mais estruturada do que precisamos fazer para entregar o valor
Piecemeal MVP
- Junção de vários softwares para criar o efeito do produto que você quer validar
- Dica: Escreva passo a passo o que seu software ou feature deve fazer e busque cada um desses passos no Google
- Quando há muitas funcionalidades a serem validadas, essa não é uma boa abordagem
- Não faça o usuário perceber as mudanças de aplicações
Riscos de aplicar MVP
- Empresas grandes tem maior capacidade de absorver riscos e erros
- O maior risco para uma empresa grande é ferir sua marca
- Empresas grandes muitas vezes vão recorrer a uma ideia torta de MVP, uma versão básica do produto, para evitar o risco à marca
- Uma saída é a construção de um One feature app MVP, onde será construída uma funcionalidade, a de maior risco para validar a proposta de valor
- Startups tem menos risco de marca, mas maior risco financeiro, portanto devem evitar construir