MVP

MVP

Minimum Value Product Lean Startup, by Eric Ries

  • Um produto mínimo viável é a versão de um novo produto a qual permite um time coletar a máxima quantidade de aprendizado validado sobre o consumidor com o menor esforço.
  • O produto deve entrar em contato com os clientes finais para que eles possam dar feedback real sobre a proposta de valor
  • O MVP é desenhado primeiramente para testar hipóteses e pressupostos
  • O MVP deve ser pensado mais como um processo do que como uma coisa
  • Aprendizado validado é o que você aprende com o usuário em um ambiente teste, não enviesado e onde ele possa agir (o mais) naturalmente (possível), não sabendo que está sendo testado
  • O que não for obtido com experimentos é somente aprendizado
  • MVPs não são protótipos
  • MVPs não são versões básicas do que estamos tentando construir
  • MVPs são sobre validação de ideias e o que é necessário para chegar nesse ponto
  • MVPs são maneiras de mitigar risco
  • A ideia de fazer rápido é para que possamos rodar mais MVPs no mesmo tempo e testar mais hipóteses e pressupostos, assim coletamos mais dados e ficamos mais propensos a encontrar um produto
  • A ideia do MVP não é construir um produto, mas descobrir se existe

O que é um MVP para um gerente de produtos

  • É um experimento que vamos desenhar e executar para definir se as pessoas estão interessadas/propensas a adotar ou não em uma funcionalidade ou produto que estamos propondo construir
  • Seu papel primário é reduzir o risco, especialmente risco (custo - risco de perder recursos) de construir algo que as pessoas não querem
    • tempo
    • dinheiro
    • custo de oportunidade
  • Startups usam muito desse recurso, dado que são pouco tolerantes a risco, pois um passo errado pode custar um dinheiro/tempo muito limitado
  • O tamanho do risco aceitável é inversamente proporcional ao tamanho da corporação
  • Em grandes corporações haverá algumas precauções com o MVP para não afetar marca e imagem da empresa

Rodando MVPs

  1. Explicitar qual é exatamente o conjunto problema/solução
  2. Identificar nos pressupostos (assumptions) sobre esse problema/solução -> encontre o com maior risco
  3. Construir hipóteses testáveis com base nos pressupostos
  4. Estabelecer o MCS (Minimum Criterion for Success), Critérios mínimos para o sucesso = o que constitui sucesso e o que constitui falha?
  5. Escolha o tipo de MVP será executado baseado no público, recursos e o que precisamos testar
  6. Executar, iterar, avaliar…

Identificando os pressupostos

  • Qualquer nova ideia contém uma série de pressupostos
  • Pressupostos são uma série de ideias, possibilidades tidas como certas ou verdadeiras
  • Tudo o que achamos que sabemos, é um pressposto
  • Pressupostos também são afirmações que usamos para dizer que nosso produto será bem sucedido caso a afirmação se confirme
  • Exemplos mais comuns:
    • Meu usuário tem o problema x, y, z
    • [tal coisa] importa para meu consumidor
    • O usuário/consumidor irá pagar por [tal coisa]
    • Não há substitutos satisfatórios

Identificando os pressupostos de maior risco

  • Quais os pressupostos que, se derrubados, acabam com toda a proposta?
  • Qual o pressuposto que, caso falado, gera a maior perda no conjunto problema/solução?

Escolhendo qual pressuposto testar primeiro

  • Em um contexto de startups ou empresas pequenas, o pressuposto de maior risco deveria ser o primeiro a ser testado
  • Em grandes empresas, a dificuldade de testar deve ser mais pensada, especialmente se envolver outras pessoas ou recursos, que poderiam estar direcionados para outra iniciativa
  • Em contextos mais complexos, o valor que pode ser gerado deve ser levado em conta, além do risco e dificuldade
  • Muitas vezes escolher pressupostos de possuem alto risco e baixa dificuldade é uma boa estratégia para angariar apoio para a introdução desse tipo de processo dentro da empresa, bem como alavancar mais recursos para testar pressupostos de maior dificuldade
  • Pressupostos de risco muito baixo talvez não valham a pena ser testados

Hipóteses

  • Pressupostos são uma lista crua/básica do que entendemos que precisa ser positivo ou negativo para que possamos continuar
  • Porém pressupostos não são acionáveis
  • Uma hipótese é uma declaração simples e testavel (acionavel), que acreditamos ser verdade e que está associada a um dos nossos pressupostos
  • Uma hipótese é mais clara quando envolve um problema ou um benefício

Componentes básicos de uma hipótese

  • Grupo alvo
  • Problema potencial
  • Ação
  • Resultado esperado

Modelos de hipóteses

Nós acreditamos que [grupo alvo] irá [ação esperada] por que [razão/motivo que estamos prevendo]

Se nós [ação que faremos], acreditamos que [grupo alvo] irá [ação esperada] por que [razão/motivo que estamos prevendo]

Nós acreditamos que [grupo alvo] tem um [problema] por que [razão/motivo que estamos prevendo]. Se nós [ação que faremos], o/a [métrica] irá [o que acontece com a métrica]

Critérios Mínimos de Sucesso

  • Resultados possíveis de um experimento MVP:
    • Positivo: hipótese confirmada
    • Negativo: hipótese refutada
    • Algo no meio disso = a maioria dos casos
  • MCS (Minimum Criterion of Success) é a definição do sucesso do MVP, o que usaremos para indicar se vale a pena ou não continuar/construir
  • MCS fornecem clareza e significado para a hipótese
  • Servem para auxiliar na tomada de decisão
  • Custo e Resultado/Prêmio
    • O resultado tem que ser interessante e viável
    • Métricas de Resultado: relacionado ao crescimento ou sucesso do produto; deve estar associadas as métricas do produto; exemplo:
      • Aumento da receita
      • Time gasto na página
      • Número de likes
      • Aumento da satisfação
      • Taxa de conversão
      • LTV
    • Métricas de custo: o que custa para construirmos o que foi validado
      • Tempo de desenvolvimento
      • Seu tempo
      • Taxas
      • Infraestrutura
      • Coordenação
      • Transação
      • Divulgação e comunicação
      • Efeitos na marca
      • Custos do legado
      • Custo de oportunidade: o que mais poderia ser construído nesse tempo
  • Métricas de custo tendem a ser mais factuais, enquanto que métricas de resultado tendem a ser mais especulativas
  • Qual a métrica e quanto ela deve mexer para justificar o custo?
  • Tente escolher somente uma métrica
  • Mas compreenda o relacionamento entre as métricas que afetam seu produto e negócio

Técnicas de MVP

Email MVP

  • Usar emails para testear a proposta
  • Fácil de fazer com muitas ferramentas disponíveis
  • Aborde somente uma parte dos usuários
  • Esteja ciente do que sua audiência espera
    • A técnica é um tanto estranha e suja, e pode não ligar com oferta e público
  • O valor deve ser possível de ser exposto em um email
    • Imagens e vídeos podem dificultar
  • Tente parear essa técnica com outra técnica de MVP
    • Use esse mvp como um canal para outro meio: lading page, concierge, etc

Shadow button

  • Botões que indicam algo que não existe ainda
  • São boas fontes de dado de interesse
    • Se as pessoas estão clicando, é por que há interesse
  • Cuidado para não parecer um erro
    • Informe e agradeça
  • Apresente somente para uma parte dos usuários

404 / Coming soon MVP

  • Quando há situações que queremos entender se há interesse
  • Cuidado com os Coming Soon ou 404 eternos
    • Deve haver uma resposta rápida após a validação
  • Dificil entender os motivos que as pessoas entraram em páginas 404
    • Pode ser um erro
    • Pode ser intencional
  • Se os clientes não entendem o que seria uma página de 404, o Coming Soon é mais apropriado
  • Tenha um bom leiaute para que não pareça erro

Explainer MVP & Tutorial style

  • Muitas vezes um vídeo é mais interessante para mostrar a ideia
  • Utilizar quando a interação é óbvia, mas a proposta de valor nem tanto
  • Não cair no erro de produzir um vídeo super elaborado
  • Utilizar em conjunto com outro recurso, como email ou landing page, pode potencializar o discurso

Concierge MVP

  • Quando você manualmente executa a ação e gera o resultado que o usuário deseja
  • Concierge MVPs, diferente do Wizard of Oz, não utiliza de fake buttons, mas sim se apresenta como um serviço real
  • Serve para ter proximidade com o usuário, não somente rodar a ação
  • Serve para entender e estruturar problemas logísticos
    • Ajuda a pensar sobre o valor do tempo
    • Gera dados qualitativos e uma visão mais estruturada do que precisamos fazer para entregar o valor

Piecemeal MVP

  • Junção de vários softwares para criar o efeito do produto que você quer validar
  • Dica: Escreva passo a passo o que seu software ou feature deve fazer e busque cada um desses passos no Google
  • Quando há muitas funcionalidades a serem validadas, essa não é uma boa abordagem
  • Não faça o usuário perceber as mudanças de aplicações

Riscos de aplicar MVP

  • Empresas grandes tem maior capacidade de absorver riscos e erros
    • O maior risco para uma empresa grande é ferir sua marca
    • Empresas grandes muitas vezes vão recorrer a uma ideia torta de MVP, uma versão básica do produto, para evitar o risco à marca
    • Uma saída é a construção de um One feature app MVP, onde será construída uma funcionalidade, a de maior risco para validar a proposta de valor
  • Startups tem menos risco de marca, mas maior risco financeiro, portanto devem evitar construir

Anotações relacionadas